Auto-exame

INTRODUÇÃO DO Sermão No. 218,  pregado na manhã do sábado, 10 de outubro de 1858, pela REV. C. H. Spurgeon
no Music Hall, Royal Surrey Gardens.


“Examinai-vos, se estais na fé; provai-vos a si mesmos. Não sabeis vós mesmos, como é que Jesus Cristo está em vós, a menos que sejais réprobos.” – 2 Coríntios 13: 5.

Tencionava dirigir-te esta manhã pelo terceiro título dado ao nosso abençoado Redentor, no versículo que consideramos duas vezes antes – “Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte”; mas devido à dor excruciante e à doença contínua, eu fui incapaz de reunir meus pensamentos e, portanto, eu me sinto constrangido a me dirigir a você sobre um assunto que tem estado freqüentemente em meu coração e não raramente em meus lábios, e em relação ao qual ouso digamos, eu já adverti uma grande parte dessa audiência antes. Você encontrará o texto no décimo terceiro capítulo da segunda epístola aos coríntios, no quinto versículo: ” Examinai-vos a vós mesmos, se estais na fé; provai a vós mesmos. Não sabeis vós mesmos, como é que Jesus Cristo é em ti, se não sois réprobos?- um texto solene, que não podemos pregar de forma muito impressionante ou com muita frequência meditar.

Os coríntios foram os críticos da época dos apóstolos. Eles levaram para si grande crédito pela habilidade em aprender e em linguagem, e como a maioria dos homens faz que são sábios em sua própria estima, eles fizeram um uso errado de sua sabedoria e aprendizado – eles começaram a criticar o apóstolo Paulo. Eles criticaram seu estilo. “Suas cartas”, dizem eles, “são pesadas e poderosas, mas sua presença corpórea é fraca e sua fala desprezível”. Não, contentes com isso, chegaram a ponto de negar seu apostolado e, pela primeira vez em sua vida, o apóstolo Paulo viu-se forçado a “tornar-se tolo na glória; pois”, diz ele, “tendes compelido a mim: porque eu deveria ter sido elogiado por você: pois em nada estou por trás dos apóstolos mais importantes, embora eu não seja nada “. O apóstolo escreveu duas cartas para eles; em ambos, ele é compelido a censurá-los enquanto se defende, e quando desarmou totalmente seus oponentes e tirou a espada de suas críticas de suas mãos, apontou para os próprios seios, dizendo: “Examinem-se a si mesmos”. Você contestou minha doutrina, examine se vós estais na fé. Você me fez provar meu apostolado; ‘prove seus próprios eus.’ Use os poderes que você tem exercido tão erroneamente sobre mim por um pouco de tempo sobre seus próprios personagens “.

E agora, meus queridos amigos, a culpa dos coríntios é culpa da época atual. Nenhum de vós, quando sair da casa de Deus, diga ao seu próximo. “Como você gostou do pregador? O que você achou do sermão desta manhã?” É essa a pergunta que você deve fazer quando se retirar da casa de Deus? Você vem aqui para julgar os servos de Deus? Eu sei que é uma coisa pequena para nós sermos julgados pelo julgamento do homem; porque o nosso juízo é do Senhor nosso Deus; para o nosso próprio Mestre, ficaremos de pé ou cairemos. Mas, ó homens! vocês devem fazer uma pergunta mais proveitosa para vocês mesmos do que isso. Você deve dizer: “Tal discurso e tal não me agrediu? Não exatamente isso consorcia com a minha condição? Isso não é uma repreensão que eu mereço, uma palavra de repreensão ou de exortação? Deixe-me tomar para mim o que Eu ouvi dizer

Comente com Facebook

Charles Haddon Spurgeon

Charles Haddon Spurgeon, referido como C. H. Spurgeon (Kelvedon, Essex, 19 de junho de 1834 — Menton, 31 de janeiro de 1892), foi um pregador batista calvinista britânico. Converteu-se ao cristianismo em 6 de janeiro de 1850, aos quinze anos de idade. Desde o início do ministério, seu talento para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário. Sua excelência na pregação das Escrituras Bíblicas lhe renderam o título de O Príncipe dos Pregadores e O Último dos Puritanos (Fonte: Wikipedia)