Você não pode copiar o conteúdo desta página
Educação,  Textos

O que você sugere para melhorar a Educação Brasileira?

Antes de tudo, convém uma pergunta básica: o que educação?  Se fossemos fazer um passeio pelas páginas dos grandes vultos no assunto, teríamos aqui para mais de milhares de definições. Porém, este não é caso! Pensando de forma objetiva, diríamos que educação é todo e qualquer processo que resgate no indivíduo o significado de ser humano. Não humano quanto ao contingente, mas humano no sentido das relações, onde os limites de cada um enquanto sujeitos intersubjetivos fossem clara e devidamente demarcados e respeitados. Educação é um processo intermitente do ato de viver! Educação não é simplesmente o aletramento.

Não deve ser um mero discurso com objetivos de aflorar a auto-estima: “quem não estuda não consegue ser ninguém na vida”. A educação deve ser para vida! Certamente que existem fatores de mercado e serviços intrínsecos no processo de ensino e aprendizagem, mas estes não devem constituírem-se o elemento da práxis educacional. A práxis educacional dever apontar para a integralidade do sujeito, para que existe, enquanto agente de transformação histórica, possa transformar o seu contexto crendo na possibilidade de um mundo melhor!

O que fazer para melhorar a educação brasileira? É fundamental que se pense numa educação para brasileiros. Enquanto, os regentes da educação brasileira insistiram em fazer uma educação para o mundo ver, a essência da razão de ser da educação será grandemente prejudicada. Pois a essência da educação deve ser o povo!

Comentário

Um comentário

  • Geraldo Fonseca dos Santos

    Parabéns pela reflexão !!
    A educação deste país nunca foi brasileira. Mario Manacorda afirma que todos os modelos de educação que temos dentro das nossas escolas vieram dos colonizadores que até hoje colonizam corpos e mentes.

Deixe o seu comentário

%d blogueiros gostam disto: