-
O amor não é fixo.
A amor não é fixo, porque ele acontece no ambiente; um ambiente que se transforma diariamente. E quando falo de ambiente estou pensando estritamente em ambiente-pessoa, embora se manifeste na sua forma ecológica.…
-
Silêncio da Fala.
Algumas vezes já me perguntaram se o silêncio nos processos relacionais, especialmente dentro da variável comunicação, é prejudicial para a conjugalidade, quer no namoro, noivado ou casamento. Eu sempre respondo que depende, pois,…
-
Meu luto
Toda a minha formação de psicólogo acontece sob a influência da “morte, o morrer e o luto”; o meu Trabalho de Conclusão de Curso teve como tema: “Epitáfios – O Discurso do enlutado”;…
-
Relação Humana: perversidade, indiferença, piedade, educação e diálogo.
Todo é qualquer relacionamento deve existir para trazer para as pessoas bem-estar e crescimento! Quando um relacionamento se “mantém” ou é mantido sob qualquer que seja as circunstâncias e que produz nas pessoas,…
-
Tango, Sensualidade e Espiritualidade
Penso em espiritualidade como um movimento, uma ação que se articula a partir da presença do sujeito no mundo, como ser para-a-morte, que refletirá, nomeadamente, na forma como este sujeito organiza a sua…
-
Sonhos são como sementes.
Sonhar é como uma semente…. Por mais que o semeador seja um grande especialista em sementes, por mais que ele tenha todos os cuidados técnicos nesta escolha, ele não pode garantir qual vai…
-
“Expresso do amanhã”: o trem da pandemia do COVID19
A nossa vivência com a pandemia e todos os seus desdobramentos talvez ainda não tenha sido suficientemente forte para nos fazer entender o sentido da vida. Digo isto por perceber quão insana é…
-
Não tenha medo de abrir a porta.
Durante todo período da minha formação em psicologia eu estive intensamente envolvido com a psicologia do luto e da morte! E ainda estou, todavia, mais dividido com outros temas. Sempre vi a morte…
-
Ninguém deve ter medo de suas carências.
Ninguém deve ter medo de suas carências, pois, elas são as denúncias mais racionais da nossa condição de ser-para-morte! E estas denúncias sempre estarão nos dizendo que necessitamos de alguém para amar e…
-
Os adornos da nossa existência
Em Ortodoxia, de G.K Chesterton -, ele tem uma afirmação que considerando muito boa, sempre oportuna para as coisas, sejam elas quaisquer que sejam. Falando sobre a relação entre o otimismo e o…