• Expressão de Espiritualidade,  Reflexões Sociais

    Sempre que ocorre um evento suicida

    Sempre que ocorre um evento suicida, velhos “textos” começam a circular nas redes sociais. E estes “textos”, para tentar mostrar certa autoridade, citam uma pesquisa do Instituto Schaeffer. Mas, devo dizer que, de alguma forma, estes textos são interessantes, não em si mesmos, pois é uma montagem de Ctrl T, Ctrl C +Ctrl V. Por exemplo: os dados citados pesquisa do Instituto Schaeffer (em contexto americano) são de 1989; são dados de 31 anos atrás, num contexto sociocultural totalmente diferente do nosso. São interessantes porque denunciam um comportamento de modismo nas trágias alheias. Os “autores” deste texto nem se dão o mínimo de trabalho de pesquisar para saber de tal…

  • Expressão de Espiritualidade

    Acidental e essencial: política

    Quando, numa dinâmica estrutural de um evento, se observa o acidental em vez do essencial, o resultado é um discurso de conveniência. Portanto, tem-se ai uma hermenêutica prostituída. É o que acontece, por exemplo, as afirmações sobre personagens bíblicos em terem sido políticos: Moisés um Estadista; Daniel um Ministro de Estado; José um Governador, e por aí vai! Eis a questão! Não que estes e outros servos de Deus não tenham tido esta projeção, e que, de alguma forma, não tenha respondido deste lugar! Mas, isto é acidental, e não o essencial! Gente, basta ler os textos bíblicos com atenção, desprovido de conveniência regada por um desejo, de quem discursa,…

  • Expressão de Espiritualidade

    Missões: Eclesiologia – entre Cristologia e Escatologia.

    A Igreja do nosso Senhor Jesus Cristo tem uma missão definida aqui na terra: fazer Cristo conhecido em todas as tribos, línguas, povos e nações (Mateus 28:19,20; Marcos 16:15). Assim, a Eclesiologia não existe por si só, ela repousa sobre duas bases fundamentais e, para estas, ela se torna um parâmetro qualificador. A primeira base é a Cristologia, e a segunda é a Escatologia.Daí que a essência do fazer teológico da Cristologia, que é: “O verbo se faz carne e habitou em entre nós” (João 1:1,14), constituindo-se, pois, no fundamento da ação missionária. Toda ação missionária deve ser fundada sob Cristo como autor da Salvação A segunda base – a…

  • Expressão de Espiritualidade

    A Porta e o Caminho…

    “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram” (Mateus 7:13-14). A mensagem do evangelho se sustenta sob os fundamentos da meta-narrativa; e, neste sentido, as riquezas metafóricas do ensino de Jesus, transcende os “eventos” históricos que caracterizam os processos sociais, culturais, políticas, econômicas, científicas e religiosas. Ao olharmos para as características do homem do final do século XX e o início do século XXI, que se sustenta no que afirma-se como “pós-modernismo”;…

  • Expressão de Espiritualidade

    Caminhos

    A meu ver, existem dois caminhos pelos quais passamos por lutas, provas e tribulações. Um é o caminho da vontade permissiva ou decretiva do Eterno, o outro é o caminho da lei da semeadura. No primeiro ficamos sob total e absoluta dependência dEle, mas há sempre o Caminho para Moriá, no segundo ficamos sob total e absoluta dependência dos nossos atos: “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna” (Gálatas 6:8). Em ambos há atos: no primeiro, o ato de caminho o Caminho de Deus, no segundo ato de escolher que tipo de semente…

  • Expressão de Espiritualidade

    A excelência da Palavra: o indivíduo

    Na história dos movimentos que tiveram a Bíblia como centro das questões, passa, entre outras coisas, pela busca de uma leitura e interpretação livre, sendo o indivíduo substantivo e verbo do processo. A pregação pastoral não pode, em hipótese alguma, em nome da autoridade espiritual, prescindir a vida devocional do crente que lhe ouve, pois o fundamento da fé cristã repousa sobre o acesso do indivíduo tem à revelação bíblica. Toda vez que ouço, sobretudo estes pérfidos teólogos de facebook, falarem sobre a sua suposta autoridade bíblica, fazendo citações inócuas, como se fossem palavras mágicas, vejo que é imprescindível o entendimento que a excelência da Palavra passa pelo indivíduo. O…

  • Expressão de Espiritualidade

    Mercadores da Fé

    Hebreus 11 não existe na “Bíblia” dos Mercadores da Fé. Eles criaram a mais perversa forma de se relacionarem com a simplicidade do Evangelho: que vida de sucesso é aquela que é isenta de sofrimento. O sofrimento é inerente a condição existencial do ser humano, independentemente, de ser rico ou pobre, branco ou preto, índio ou cigano, crente ou ateu… Eles são carismáticos, boa pinta, falam bem, têm largo sorriso, cativam com fina sutileza…mas são implacáveis: o Dr. Hannibal Lecter é fichinha perto da perversidade destes sujeitos! São calvinistas, arminianos, batistas, presbiterianos, luteranos, metodistas, assembleianos, anglicanos, congregacionais, episcopais; são criacionistas, darwinianos, cessacionistas, continuístas, tribulacionistas,  pré-tribulacionismo, média-tribulacionistas, pós-tribulacionismo; são Pré-milenistas, milenistas,…

  • Expressão de Espiritualidade

    Começa a faltar o bom senso para alguns que se dizem crentes.

    Em texto anterior sobre os crentes no Facebook, sobre o fato de que, redes sociais, alguns crentes são os maiores divulgadores do movimento GLS e afins. Certamente, nem todos concordaram com a nota, outros não entenderam bem, enfim, é da nossa natureza humana. Quero insistir em tocar neste assunto. A questão central está fora de foco. A questão central é que, como crentes, NÃO CONCORDAMOS com a prática homossexual. Ponto! Destarte, podemos até dizer, veja bem, até dizer, que não ACEITAMOS. Mas, ao dizer que não aceita já se começa a enviesar o entendimento da coisa. Pois, de alguma forma, o não aceitar vai implicar no IMPEDIMENTO. E aqui está…

  • Expressão de Espiritualidade,  Psicologia

    Ovo de pato chocado por galinha não nasce pintinho.

    Ovo de pato chocado por galinha não nasce pitinho: A nossa espiritualidade não nos transforma em deuses ou anjos (nem em demônios). O meu avô materno era um homem da roça, do campo. Gostava de criações! Não sei por que motivo, ele gostava de colocar ovo de pato para chocar em galinhas. Ao nascer, o patinho nascia “pensando” ser uma galinha; por outro lado, a galinha “pensava” ter um filho dentro de toda estrutura classificatória da existência: vida – domínio – reino – filo – ordem – família – gênero – espécie. Mas, não era bem assim. Eles se encontravam nos quatro primeiros níveis. Mas eram de ordem, de família,…

  • Expressão de Espiritualidade,  Textos

    O “Assim Como”: Eco da Alma.

    Qual seria o conceito de perdão que fosse, bíblica e teologicamente, abrangente? Penso que seja o “Assim Como”. Só isto! Este, a meu ver, é o conceito bíblico e teológico de perdão que consegue expor o essencial do sentido de perdão. Só isto, nada mais: “Assim Como”. Ele, o “Assim Como”, é o eco da alma. O que é um eco? Fundamentalmente um eco é o som refletido, ou seja, quando um som sai da sua fonte, e encontra um determinado obstáculo, ele retorna ao emissor! Todavia para que o eco seja percebido é preciso que haja dois elementos: primeira a velocidade do tempo de terno, segundo, a persistência auditiva.…

Você não pode copiar o conteúdo desta página