• Reflexões Existenciais,  Textos

    Asinidade: a nossa humanidade

    Nós, seres humanos, nos gabamos na nossa razão: somos humanos por sermos reacionais. Será? O que caracteriza uma racionalidade? A mera habilidade de raciocinar? Criar máquinas, engenharias complexas, tecnologias? A inteligência? Descobertas astronômicas? Enfim! Uma quase infinita possibilidade deste ser, tão singular, complexo; mas, ao mesmo tempo, tão absurdamente revertido de uma asinidade sem limites. Asinidade (poderia ser “asnidade, mas asinidade parece soar melhor), é a nossa capacidade de fazer coisas que a razão não explica. Podemos pensar em asinidade administrativa, educacional, estratégicas, religiosa, enfim. Mas, pense, cá pra nós, asinidade, burrice mesmo é machucar a pessoa amada; a pessoa que por muitas vezes fizemos incontáveis juras de amor, amor…

  • Reflexões Existenciais,  Textos

    Sonhar Contigo

    Hoje acordei pensando fortemente em sonhos, talvez pelo fato de ter esquecido os sonhos da noite, mesmo sabendo que os tive. E que de alguma forma me falavam de presença, de pessoas. E escrever agora sobre eles, talvez seja uma compensação insciente, na tentativa de recuperá-los. Então, pensei, e nem sei se ainda sonho, mesmo estando consciente que estou diante do computador e digito este texto, em dizer alguma coisa obre sonhos. Ora, se sonhos são restos diurnos e expressão de um desejo inconsciente, devo pensar, então, que o sonho não é um fenômeno por si só; sendo resto diurno e expressão de um desejo inconsciente, ele, pois, se constrói…

  • Reflexões Existenciais,  Textos

    Acima das nuvens o sol brilha!

    A densidade das nuvens não implica a não-existência do sol. Ele está no mesmo lugar, não obstante, as nuvens. Portanto, se as densas nuvens te impedem a aproximação, então, suba. Não tenha medo de subir, sempre mais um pouco. Acima das nuvens o sol brilha. Considere as nuvens neutralizantes da aproximação apenas um instrumento que te fará alçar voos. Mas nunca esqueça que o teu voo é um agenciamento. E o agenciamento é uma cadeia contingencial intermitente de possibilidades! Cada nuvem que se forma é um agenciamento; é está diante do possível. Acima das nuvens o sol brilha! O sol é possível, não por si só, isto não seria possível,…